top of page

QUEM É RENATO DELMANTO

Experiência de mais de 15 anos na definição de estratégias de comunicação e de relações institucionais, atuando tanto em empresas quanto em agências. Desenvolveu planos para empresas de diversos setores, como Fundação Renova, Braskem, Airbnb, J&F, Deloitte, Dasa, Embraer, Softbank, CPP Investments, Falconi, Apsen, Votorantim, CPFL, Alpargatas e Camargo Corrêa.

Ampla experiência com gerenciamento de crises em diversos setores e na definição de estratégias de relacionamento com diversos públicos – imprensa, comunidades, órgãos reguladores, ONGs e autoridades (dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público). Em diversas ocasiões, preparou executivos para situações como CPIs, Audiências Públicas, enfrentamento de situações de crise, anúncios de parcerias com o poder público, interações com a imprensa e o público em geral. (Clique aqui e veja alguns exemplos)  

Liderança de times multidisciplinares, incluindo profissionais das áreas de Planejamento & Estratégia, Relações Públicas, RelGov, Financeiro, Jurídico, Compliance, Auditoria, ESG e RH. Além de vasta experiência com as várias disciplinas da comunicação – Imprensa, Comunicação Interna, Branding, Marketing, Redes Sociais, etc.  

Trabalha de forma integrada com as Áreas de Negócio, visando a geração de leads, lançamento de produtos e ganhos efetivos de imagem e reputação.

Antes da área de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais, acumulou larga experiência como jornalista sênior e editor em grandes empresas de mídia, entre elas Folha, Estado, Globo e Abril, além de 11 anos de carreira acadêmica como professor universitário e de pós-graduação .

Formado em Jornalismo pela PUC-SP, possui Mestrado em Comunicação pela Casper Libero e MBA pela FAAP.

É fluente em inglês e possui nível de leitura e escrita em espanhol.

Renato Delmanto
Âncora 1

FORMAÇÃO

2022-2023

ECA USP

Pós-Graduação Stricto Sensu (aluno especial)

Aluno especial do Programa de Pós-Graduação da ECA USP, tendo cursado em 2022 as disciplinas “Plataformas Digitais, Desinformação e Jornalismo” e "Imagem e Mídia: a Comunicação sob a Autoridade das Telas"; e, em 2023, a disciplina "Número e Algorítimo nas Interfaces Sociais da Comunicação". 

2013-2015

Faculdade Cásper Líbero

Mestrado em Comunicação

Tema da pesquisa: ‘Voz do Brasil’ - proposta de jornalismo de interesse do cidadão que virou peça de relações públicas do governo

Banca examinadora: Prof. Dr. Carlos Eduardo Lins da Silva, Prof. Dr. Dimas Kunsch e Profa. Dra. Simonetta Persichetti (orientadora). 
Defesa da dissertação: Setembro 2015

2003-2004

FAAP

FAAP MBA - Programa "Agenda Brasil"

Programa destinado a jornalistas de economia, finanças e negócios. O trabalho final analisou o conteúdo de uma longa entrevista concedida pelo ex-presidente Lula no final dos anos 70 ao jornalista Ruy Mesquita (Grupo Estado), época em que Lula era um jovem líder sindical em ascensão. Um artigo baseado no trabalho foi publicado pela site America Online, em setembro de 2004.

1982-1986

PUC SP

Graduação em Jornalismo

Graduação no curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo.
Monitor da disciplina "Telejornalismo", ministrada pelo prof. Gabriel Priolli.
Trabalho de conclusão de curso: revista Texturas (4 edições).

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

2017

IBGC

Conselheiros de Administração 

Certificação como Conselheiro de Admnistração pelo Instituto Brasileiro de Governança Cortporativa (IBGC).  

2010

FIPECAFI

Finanças para Profissionais Não-Financeiros
Formação em Finanças pela  Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI). 

Âncora 2
IMG_4925.jpg

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

2022-2023

Fundação Renova

Consultoria em Comunicação
Consultoria estratrégica para a Área de Comunicação da Fundação responsável pela mobilização para a reparação dos danos causados pelo rompimanto da barragem em Mariana (MG), em 2015. Atua na elaboração do Planejamento Estratégico, na revisão de fluxos e processos de trabalho, reavaliação de indicadores e sugestão de Políticas de Comunicação.

2019-2022

Ideal H+K Strategies

VIce-Presidente de Corporate Affairs

Responsável pela área de gestão de crises, participou de media trainings, estruturação da governança de resposta à crise, mapa de stakeholders, ações de corporate affairs, manuais de gestão de crise e diretrizes para porta-vozes.

Responsável pelas equipes de atendimento de clientes como  Braskem, Airbnb, Nubank, CPPIB, Softbank, Deloitte, Falconi, Dasa, Apsen e Conexis Brasil Digital.

Entre as situações gerenciadas, destacam-se: gestão de crise envolvendo os efeitos da mineração em Alagoas; processos jurídicos envolvendo aluguel em condomínios via plataformas digitais; apoio ao depoimento na CPI da Covid no Senado.

Representante da AL no Comitê Global de Corporate Affairs + Advisory da H+K.

2007-2019

Votorantim

Head de Comunicação Corporativa 

Gerente Geral Comunicação Institucional da holding do grupo, respondendo diretamente ao CEO. Responsável pela estratégia de Imprensa, Relações Públicas, Eventos, Branding, Reputação e Gestão de Crises. 

Por diversas vezes atuou em situações de gestão de crise, entre elas o julgamento do cartel de cimento pelo CADE, a denúncia de trabalho escravo na construção da hidrelétria Rio Verdinho (GO), a CPI da Laranja na ALESP e as audiências públicas da Prefeitura de SP sobre o Projeto de Intervenção Urbana na Vila Leopoldina.

Em 2018, liderou o Projeto Votorantim 100 Anos, que incluiu o rebranding da marca institucional, uma campanha de mídia nacional, eventos, comunicação interna, investimento social em educação e uma iniciativa de apoio ao voto consciente nas eleições daquele ano.

2006-2007

Máquina Cohn&Wolfe

Gerente sênior 

Liderou o time de Assessoria de Imprensa do Grupo Camargo Correa, incluindo a gestão de crise no acidente da Linha Amarela do Metrô / Estação Pinheiros e a abertura de capital da empresa Camargo Correa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI).

Coordenação do time de atendimento da Alpargatas, companhia fabricante da Havaianas, e liderou a divulgação do centenário da empresa.

2005-2006

CPFL

Gerente de Comunicação 

Responsável pelas equipes de comunicação interna, relações com a imprensa, media trainings e patrocínios institucionais.
Vencedora do Prêmio Aberje 2006, como empresa do ano. 

2002-2005

AOL Brasil

Gerente de Conteúdo
Liderou a equipe responsável pela edição da Home Page e foi editor executivo dos canais de Negócios, Dinheiro, Carreiras, Tecnologia, Ciência e Educação.

2001-2002

Ibope Inteligência

Gerente de Análise
Líder da equipe responsável pela produção de relatórios analíticos sobre os setores de Mídia, Telecom, Financeiro e Bens de Consumo.

1986-2001

Diversos veículos de imprensa

Jornalista sênior e diretor 
Editora Globo – Diretor Online (2000 / 2001).

Grupo Estado – Editor do “Divirta-se” - Jornal da Tarde (1990 / 2000)

TV Cultura – Editor programa “Metrópolis” (1989 / 1990).

Folha de S.Paulo – Redator da Editoria de Política (1986 / 1987).

Grupo Abril – Repórter / revista Veja (1986).

EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

2005-2016

Faculdade Cásper Líbero

2010

PUC SP

Professor do Curso de Jornalismo 

Responsável pela disciplina "Administração de Produtos Editoriais", ministrada no 3º ano do curso de graduação.

Professor de Pós-Graduação   

Responsável pelo módulo "Assessoria de Imprensa"  no curso Lato Sensu Jornalismo Institucional da Cogeae.

Âncora 3
Âncora 4
bottom of page